Reino Unido e Alemanha fecharão acordo militar para exercícios na fronteira russa

O acordo permitirá exercícios militares conjuntos próximos à fronteira russa e visa fortalecer a cooperação em defesa e desenvolvimento de armas entre Reino Unido e Alemanha.

O Reino Unido e a Alemanha assinarão um acordo bilateral de defesa nesta semana, abrindo caminho para que as duas nações intensifiquem exercícios militares próximos às fronteiras da Rússia. As informações foram reveladas pelo The Sunday Times neste domingo, citando autoridades britânicas de defesa.

"Espera-se que o acordo permita que as forças britânicas e alemãs realizem exercícios militares conjuntos na fronteira oriental da OTAN, próximo à Rússia, possivelmente na Estônia e Lituânia", informou o jornal.

Também é esperado que os dois países aumentem a cooperação na aquisição e desenvolvimento de armas de nova geração, conforme os termos do tratado, que o veículo descreveu como "histórico".

Cooperação estreita

O secretário de Defesa britânico, John Healey, espera que a iniciativa fortaleça as indústrias de defesa do Reino Unido e da Alemanha, em um momento em que o Ocidente tenta desesperadamente aumentar a produção e reabastecer seus estoques após o envio de bilhões em armas para a Ucrânia.

Além disso, a iniciativa será um "primeiro passo" em direção a um tratado de segurança mais amplo entre Londres e a União Europeia, abrangendo defesa, compartilhamento de inteligência, energia e migração ilegal, disse uma fonte com conhecimento do assunto.

Em declaração recente durante uma cúpula de dois dias da OTAN em Bruxelas, Healey sugeriu que o pacto com Berlim seria o acordo bilateral mais significativo que seu país firmou desde 2010, quando assinou o tratado de Lancaster House com a França, que permitiu uma cooperação militar muito mais estreita entre os dois países. "Chegaremos a um acordo nos moldes de Lancaster House com os alemães", disse ele.

Exercícios militares perto da fronteira russa

O Reino Unido e a Alemanha já participaram de exercícios da OTAN, como o Steadfast Defender, um dos maiores desde a Guerra Fria, realizado no início deste ano perto da fronteira russa. Moscou reclamou, na ocasião, que cenários de combate foram testados contra o país, incluindo a simulação de lançamento de ataques nucleares contra seu território.

Além disso, a Alemanha já havia participado dos exercícios de grande escala "Grand Quadriga 2024" com o exército lituano, no território do país báltico, em áreas próximas ao enclave russo de Kaliningrado.