Notícias

Prefeito de Seul pede armas nucleares para combater ameaças de Pyongyang

"A única razão pela qual a Coreia do Norte se comporta com tanta impunidade é porque eles têm armas nucleares e nós não", declarou Oh Se-hoon.
Prefeito de Seul pede armas nucleares para combater ameaças de PyongyangGettyimages.ru / Kim Jae-Hwan / SOPA Images / LightRocket

O prefeito de Seul, Oh Se-hoon, pediu na sexta-feira que a Coreia do Sul melhore sua capacidade de defesa adquirindo armas nucleares para combater as "ameaças constantes" da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), após esta ter declarado o Sul como um "Estado hostil", informou a mídia local.

Os comentários da autoridade foram feitos após a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte ter compartilhado um artigo com fotos que mostram o líder da RPDC, Kim Jong-un, conversando com soldados de alto escalão e apontando para um mapa de Seul.

"Não há outra maneira de alcançar a paz a não ser fortalecer nossa defesa", escreveu, afirmando que o Sul deve adquirir armas nucleares. "A única razão pela qual a Coreia do Norte se comporta com tanta impunidade é porque eles têm armas nucleares e nós não", acrescentou.

O prefeito também expressou sua "raiva insuportável" pela forma como Pyongyang "ameaça constantemente" sua cidade, que fica a cerca de 50 quilômetros da zona desmilitarizada que separa os dois países.

"A Coreia do Norte tem enviado balões carregados de lixo através da fronteira, causando danos à propriedade e incêndios em vários lugares", informou.

Autoridades norte-coreanas confirmaram esta semana que a Coreia do Sul é considerada um "Estado hostil" em sua constituição, após destruir estradas e ferrovias em desuso que a ligam ao país vizinho, em meio a repetidas alegações de uso não autorizado de drones sul-coreanos em Pyongyang.