Notícias

Lula cancela visita à cúpula do BRICS após acidente doméstico

O Planalto informou que o presidente brasileiro participará da cúpula por videoconferência, mantendo sua agenda de trabalho em Brasília.
Lula cancela visita à cúpula do BRICS após acidente domésticoGettyimages.ru / Ton Molina/NurPhoto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma queda no Palácio da Alvorada no sábado, resultando no cancelamento de sua viagem à Rússia para a cúpula do BRICS, que estava programada para a tarde deste domingo. A equipe médica recomendou que Lula evite voos de longa distância, mas ele poderá continuar com suas atividades normais.

O Planalto informou que o presidente participará da cúpula por videoconferência e manterá uma "agenda de trabalho normal" no Palácio do Planalto. "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos BRICS, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração", afirmou a nota.

O médico de Lula, Roberto Kalil, esteve em Brasília para avaliá-lo após o acidente, que resultou em um ferimento "corto-contuso em região occipital" – um corte na parte de trás da cabeça. 

Detalhes do acidente

Segundo o jornal O Globo, a queda ocorreu no banheiro do Palácio, quando o presidente estava sentado em um banco que escorregou, levando-o a bater a cabeça e necessitar de cinco pontos. Lula havia retornado de São Paulo, onde participou de atividades de campanha ao lado de Guilherme Boulos, que foram canceladas devido à chuva. No entanto, ele gravou um vídeo com o candidato. No momento do acidente, Lula estava no Alvorada apenas com a primeira-dama, Janja da Silva, e ambos se preparavam para a viagem à Rússia.

Após o incidente, o presidente foi atendido no Hospital Sírio Libanês em Brasília e liberado no mesmo dia, sem necessidade de internação. Neste domingo, ele retornou ao hospital para uma nova avaliação médica. De acordo com seus auxiliares, Lula está ativo e se recuperando, mantendo conversas com ministros que o acompanhariam na cúpula para ajustar sua participação.

Representante de Lula definido

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi designado para chefiar a delegação brasileira que participará da cúpula dos BRICS, em Kazan, na Rússia. O Ministro embarca na noite desde domingo para participar da reunião. O Presidente Lula participará virtualmente da sessão de chefes de Estado dos países membros.