Notícias

Lula se reúne com o diretor-geral da OMS

Tedros Adhanom "agradeceu o apoio do presidente Lula e pediu que o G20 possa pautar a discussão sobre o financiamento da saúde".
Lula se reúne com o diretor-geral da OMSTwitter/ Tedros Adhanom Ghebreyesus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta segunda-feira com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, em um encontro no Palácio do Planalto que teve a presença da ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade. 

Adhanom visita o Brasil para participar do lançamento do "Plano de Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente", que está marcado para esta quarta-feira. Trata-se de uma ação do Ministério da Saúde para tentar eliminar doenças que acometem mais intensamente populações em vulnerabilidade social como tuberculose, malária, HIV e hanseníase.

"Encontrei-me com o diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e conversamos sobre os esforços internacionais para a erradicação de doenças para as quais já existem vacinas, e para fazer remédios mais acessíveis. Além disso, tratamos de medidas necessárias para a prevenção e, se necessário, o enfrentamento de futuras pandemias", escreveu Lula na sua conta do X.

Segundo nota do Planalto, os líderes conversaram ainda sobre "uma possível parceria na produção da vacina contra a dengue, tanto do Butantan quanto da Fiocruz. Para o diretor da OMS, o Brasil pode ser um fornecedor do imunizante".

Por sua vez, Adhanom "agradeceu o apoio do presidente Lula e pediu que o G20 possa pautar a discussão sobre o financiamento da saúde", diz a nota.