Xi pede que as tropas chinesas melhorem sua preparação bélica
O presidente chinês, Xi Jinping, inspecionou uma brigada de mísseis do Exército Popular de Libertação da China e pediu o aprimoramento da capacidade de dissuasão e combate das Forças Armadas.
Após ouvir um relatório sobre o trabalho da brigada, o presidente chinês fez um discurso no qual pediu a intensificação do treinamento das tropas e a melhoria da prontidão de combate em todas as áreas.
Nesse sentido, ele enfatizou a necessidade de "fortalecer o treinamento específico com novos equipamentos, novas habilidades e novos métodos de combate, melhorar o apoio e aumentar sistematicamente as capacidades de combate" para proteger efetivamente a segurança estratégica do país e os interesses indígenas.
Relações tensas
No final de setembro, as autoridades taiwanesas anunciaram planos para aumentar a preparação militar e a capacidade de resposta para um possível conflito armado com a China, com foco especial no envolvimento de civis na defesa da ilha.
As Forças Armadas da China realizaram nesta semana os exercícios militares Joint Sword-2024B, que cercaram a ilha de Taiwan e envolveram tropas do Exército, da Marinha, da Força Aérea e da Força de Mísseis do gigante asiático.
Posteriormente, o porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, Chen Binhua, anunciou em uma coletiva de imprensa que Pequim nunca desistirá da opção de usar a força contra os partidos que defendem a chamada "independência de Taiwan".