O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que tem informações sobre quando e como Israel planeja atacar o Irã em resposta ao ataque massivo de mísseis em 1º de outubro.
Perguntado por repórteres na sexta-feira se ele tinha um "bom entendimento" disso, Biden respondeu: "Sim e sim". "Você pode nos dizer", continuou um repórter, ao que Biden simplesmente disse: "Não e não".
Israel está a um passo de atacar o Irã?
Os comentários do líder norte-americano surgem em meio a relatos de um iminente ataque israelense contra o Irã. Na segunda-feira, o The Washington Post revelou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já discutiu com a Administração de Joe Biden quais alvos iranianos ele planeja atacar, afirmando que eles não terão como alvo o petróleo ou as instalações nucleares do Irã.
Ao mesmo tempo, uma fonte próxima ao líder israelense relatou que, apesar das consultas de Tel Aviv com Washington, Netanyahu não esperará por um "sinal verde" do governo Biden e tomará ele mesmo a decisão final sobre o ataque ao Irã.
Posteriormente, o Kan 11 informou que o governo israelense chegou a um acordo total sobre o curso da retaliação contra Teerã, o momento e o escopo da operação, mas ainda é necessária a aprovação final do gabinete. Por sua vez, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, prometeu na semana passada que um ataque contra o Irã seria lançado em breve e que seria uma resposta "letal, precisa e especialmente surpreendente".