Após 160 dias de fechamento devido às enchentes que atingiram a Região Metropolitana de Porto Alegre em maio de 2024 , o aeroporto Salgado Filho, no Rio Grande do Sul, finalmente reabriu suas portas na manhã de sexta-feira.
A cerimônia de reabertura contou com a presença dos ministros Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), que chegaram ao aeroporto às 9h48.
A partir da próxima segunda-feira, 21 de outubro, as operações aéreas comerciais serão retomadas, com 71 voos programados para esse dia, incluindo 37 partidas e 34 chegadas. Estima-se que cerca de 9.000 passageiros utilizem as rotas que conectam cidades como São Paulo, Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
A capacidade máxima do aeroporto é de 128 voos diários nacionais. A retomada completa das operações está prevista para dezembro, quando a pista de pouso e decolagem estará totalmente operacional, permitindo também o retorno dos voos internacionais.
"Até o Natal, a gente vai voltar com o aeroporto 100% com os voos internacionais", declarou Pimenta, que também ocupou a Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do RS.
Homenagem especial
O primeiro voo comercial a pousar no Salgado Filho será um Airbus A320 da Azul, vindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A aeronave terá uma pintura especial em homenagem à cultura do Rio Grande do Sul, além de uma tripulação composta exclusivamente por gaúchos e a presença do CEO da companhia, John Rodgerson.