O Ministério de Energia e Minas de Cuba anunciou nesta sexta-feira que está em "processo de restauração do sistema elétrico", após ter declarado horas antes que a ilha estava sofrendo uma "desconexão total".
A instituição comunicou que já tem geração parcial na usina Energás, enquanto trabalha para fornecer energia às usinas termoelétricas e, nesse sentido, os microssistemas elétricos em Villa Clara, Holguín, Granma e Guantánamo já estão operacionais.
"O estado de cada uma das usinas termoelétricas, a disponibilidade de combustível e a situação da rede estão sendo revisados. A geração distribuída está sendo usada para criar os microssistemas nos territórios", informou anteriormente no X.
Nas últimas horas, várias autoridades cubanas reconheceram que a ilha está passando por uma situação energética muito difícil. O presidente Miguel Díaz-Canel já se manifestou sobre essa situação.
Causa é desconhecida
Por volta das 11 horas da manhã (horário local), houve uma "saída imprevista" da Usina Termoelétrica Antonio Guiteras e, a partir desse momento, foi gerado o colapso.
Entrevistado pelo Canal Caribe, o diretor geral de Eletricidade do Ministério de Energia e Minas, Lázaro Guerra, indicou que a causa é desconhecida no momento, mas as unidades já estão sendo verificadas.
"Ainda não sei dizer quanto tempo levaremos para restabelecer o sistema completamente", declarou Guerra.