Sistema elétrico cubano sofre "desligamento total"
Por volta das 11 horas da manhã desta sexta-feira, hora local, o sistema elétrico de Cuba sofreu "uma desconexão total" devido à "partida imprevista" da Usina Termoelétrica Antonio Guiteras, a mais importante do país antilhano, informou o Ministério de Energia e Minas em sua conta X.
Por sua vez, o presidente Miguel Díaz-Canel declarou na mesma rede social que o Executivo está "dedicando prioridade absoluta à atenção e à solução dessa contingência energética altamente sensível para a nação", assegurando que "não haverá descanso até que ela seja restaurada".
Desde la dirección del país estamos dedicando absoluta prioridad a la atención y solución de esta contingencia energética de alta sensibilidad para la nación. No habrá descanso hasta su restablecimiento. https://t.co/QbdZh43LRo
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) October 18, 2024
De fato, a União Elétrica já está trabalhando em sua restauração, de acordo com o Ministério de Energia e Minas.
No dia anterior, o primeiro-ministro, Manuel Marrero, deu uma entrevista coletiva para falar sobre a complexa situação energética da ilha e indicou que estão trabalhando para encontrar soluções o mais rápido possível.
Segundo ele, os últimos três dias foram os mais afetados, "sendo a falta de combustível o fator mais importante", juntamente com o estado da infraestrutura e o aumento da demanda, informou a presidência cubana em um comunicado.
As autoridades tomaram medidas para que, a partir de sexta-feira, o gás liquefeito seja distribuído em todo o país, "o que reduzirá o consumo de eletricidade para cozinhar alimentos", de acordo com o diretor geral da Unión Cuba Petróleo (Cupet), Edrey Rocha González.
Em vista disso, pediram que fosse feito o teletrabalho e a paralisação das atividades de trabalho não essenciais, enquanto se concentram em uma nova regulamentação do consumo no setor privado.
Por sua vez, o diretor geral da Unión Eléctrica, Alfredo López Valdés, destacou que há um crescimento no consumo do setor empresarial, o que poderia significar que "cada novo investimento aprovado deve ter suas próprias fontes de geração".