Notícias

Putin: "O mundo inteiro se pergunta se vale a pena usar o dólar"

De acordo com o presidente russo, até mesmo aliados dos EUA estão reduzindo o uso de suas reservas em dólares.
Putin: "O mundo inteiro se pergunta se vale a pena usar o dólar"Gettyimages.ru / ATU Images

Ao introduzir sanções econômicas a países cujas posições não coincidem com as dos Estados Unidos, Washington, em primeiro lugar, prejudica a si mesmo, o que é evidenciado pelo fato de que cada vez mais países estão reduzindo o uso e suas reservas em dólares, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, na sexta-feira, durante uma reunião com os chefes dos principais meios de comunicação dos países membros do BRICS em Moscou.

O mandatário russo destacou que atualmente "o mundo inteiro se pergunta se vale a pena usar o dólar" caso os EUA o restrinjam por motivos políticos.

Segundo o presidente russo, embora de forma lenta, o volume de uso do dólar no mundo está diminuindo, já que "até mesmo os aliados históricos dos Estados Unidos estão reduzindo suas reservas de dólares".

Consequências inesperadas

Ao comentar sobre o comportamento dos EUA em relação a outros países, Putin afirmou que os EUA deveriam refletir sobre as consequências de suas ações. "(Os EUA) deterioraram as relações com a Rússia, impõem sanções seguidamente. Isso tem um impacto negativo sobre eles. No final, isso os afeta, inclusive o dólar", observou Putin.

Ele também ressaltou que a Rússia, por sua vez, não rejeitou inicialmente o dólar como moeda universal; pelo contrário, foi o uso dessa moeda que lhe foi negado.

No entanto, apesar das expectativas ocidentais de que a economia russa entraria em colapso, isso não ocorreu, e agora 95% do comércio exterior da Rússia com seus parceiros é realizado em moedas nacionais.