Putin: "EUA não podem frear o crescimento da China"

O presidente russo afirmou que as ações norte-americanas contra a China afetam negativamente os próprios Estados Unidos.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse, na sexta-feira, em uma reunião com representantes das principais mídias dos países do BRICS, que os EUA não podem impedir o crescimento da China, assim como não podem impedir o nascer do sol.

Além disso, Putin destacou que existem "processos objetivos de desenvolvimento econômico" e que a tentativa de Washington de interromper o crescimento da China "afeta negativamente o desenvolvimento dos próprios EUA".

Ele também classificou as ações dos Estados Unidos em relação à China como "ineficazes".

Ao mesmo tempo, o presidente abordou o tema da desdolarização no contexto das sanções econômicas que os EUA frequentemente utilizam como arma de sua política externa, enfatizando que, ao deteriorar as relações com a Rússia, os EUA impactaram o dólar.

"O mundo todo queria saber se valeria a pena usar o dólar se os EUA, por motivos políticos, restringissem seu uso como uma unidade de conta universal e internacional", indagou o presidente russo.