Notícias

"Grande importância geoestratégica": Alemanha expressa apoio ao acordo UE-Mercosul

Por sua vez, o primeiro-ministro frnacês reiterou a oposição da França ao pacto porque "as condições ainda não são as adequadas".
"Grande importância geoestratégica": Alemanha expressa apoio ao acordo UE-MercosulTwitter/Bundeskanzler Olaf Scholz

O chanceler alemão, Olaf Scholz, destacou nesta segunda-feira seu apoio ao acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, enfatizando que traz "perspectivas de crescimento" para a Europa.

"A Alemanha é um país que valoriza muito o livre comércio com o mundo inteiro. Acho que todos concordamos que precisamos de tais acordos porque eles são de grande importância geoestratégica", disse o chefe do Governo alemão durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro francês Gabriel Attal.

Scholz ainda enfatizou que as negociações com os países do Mercosul estão em andamento há 20 anos e que "agora é hora de concluí-las".

Por sua vez, Attal reiterou a oposição da França ao pacto porque "as condições ainda não são as adequadas". Ao mesmo tempo, o politico francês questionou se o acordo respeitava as metas ambientais do acordo climático de Paris de 2015, argumentando que "não é um desses acordos da nova geração".

"Nesse aspecto, nossa posição é muito clara. Como eu disse, há questões sobre as quais discordamos. Mas aceitamos e reconhecemos isso. Isso faz parte do diálogo que estamos mantendo. 'Concordamos em discordar', e a posição da França sobre isso é muito clara e constante", insistiu.

O acordo da UE com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) está atualmente enfrentando forte resistência dos agricultores de vários países europeus, incluindo França e Alemanha, que protestaram por melhores rendimentos e condições.