Notícias

Putin: "BRICS não é dirigido contra ninguém"

O presidente russo afirmou que os países do grupo estão trabalhando para atingir uma meta comum de desenvolvimento sustentável e prosperidade para seus povos.
Putin: "BRICS não é dirigido contra ninguém"Sputnik / Sergey Bobylev

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, durante o Fórum Empresarial do BRICS, que o grupo não é dirigido contra ninguém e busca apenas o desenvolvimento dos países membros.

"O trabalho do BRICS não é dirigido contra ninguém, mas sim voltado para um objetivo comum de desenvolvimento sustentável e prosperidade para nossos países e povos", disse Putin.

Ele destacou ainda que o grupo desempenha um papel significativo na economia mundial, sendo seus países "os motores do crescimento econômico global".

Em seu discurso, Putin comparou o BRICS ao G7, sublinhando a superioridade do primeiro. "O PIB conjunto da parceria ultrapassa US$ 60 trilhões, e a participação total no produto bruto mundial certamente excede a cifra correspondente do chamado Grupo dos Sete e continua a crescer", disse o presidente.

Ele acrescentou que a taxa média de crescimento do PIB dos países do BRICS até o final de 2024 será de 4%, número superior à média mundial de 3,2%.

  • A Rússia assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro de 2024. Neste ano, cinco países se juntaram ao grupo: Egito, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Etiópia. Com isso, o número de participantes, juntamente com Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul, chegou a dez.