Países do BRICS impulsionam o crescimento mundial, destaca Putin

Os países do grupo respondem por cerca de um quarto das exportações mundiais de mercadorias, observou o presidente russo.

O BRICS desempenha um papel proeminente na economia global, e é evidente que esse papel crescerá no futuro, destacou o presidente russo, Vladimir Putin, em uma sessão plenária do Fórum Empresarial do BRICS em Moscou nesta sexta-feira.

"Nossos países membros são, de fato, os motores do crescimento econômico, e serão os BRICS que vão gerar a maior parte do crescimento do PIB global em um futuro próximo", declarou o líder russo.

Para impulsionar o desenvolvimento, afirma o presidente, o grupo está construindo plataformas adequadas, como canais de comunicação, padrões tecnológicos e educacionais, sistemas financeiros, instrumentos de pagamento, além de mecanismos para investimentos sustentáveis de longo prazo.

Esses passos, observa Putin, vão garantir que o crescimento econômico dos membros do BRICS no futuro dependa cada vez menos de influência ou interferência externa.

"Rússia está tão aberta quanto possível"

De acordo com o presidente russo, a Rússia está totalmente aberta à cooperação mútua. Atualmente, estão sendo criadas condições favoráveis para a colaboração entre os países membros do grupo.

Os BRICS representam cerca de um quarto das exportações mundiais de mercadorias, destacou. Ao mesmo tempo, as empresas do BRICS dominam muitos mercados importantes, incluindo os de recursos energéticos, metais e alimentos.

Além disso, a Rússia, na condição de presidente do BRICS, está se esforçando para facilitar a integração de novos membros. Segundo Putin, um plano de ação substancial está sendo implementado em várias áreas, como economia e finanças, política e segurança, cooperação cultural e humanitária.

"Cooperação traz resultados tangíveis" 

Como observou o mandatário russo, o principal evento será a cúpula na cidade russa de Kazan. O fórum empresarial, por sua vez, enfatiza a importância da cooperação entre os países da associação.

Essa cooperação traz resultados concretos e tangíveis, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos desses países, acrescentou o presidente russo.