Xi Jinping visitará a Rússia

O presidente chinês participará da cúpula do BRICS, que acontecerá entre 22 e 24 de outubro.

O presidente chinês, Xi Jinpingviajará à Rússia para participar da 16ª cúpula de líderes do BRICS, que será realizada de 22 a 24 de outubro.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, Xi viajará para a cidade russa de Kazan, onde o evento ocorrerá, a convite de seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Ao todo, líderes de mais de 20 países participarão da cúpula, enquanto outros oito países serão representados por autoridades de segunda ou terceira linha.

Além disso, o evento contará com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, do secretário-geral da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), Zhang Ming, e da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, entre outros chefes de importantes organizações internacionais.

Anteriormente, o conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov observou que a cúpula "poderia se tornar o maior evento de política externa já organizado" na Rússia.

O alto nível e a ampla representação geográfica no evento "atestam o crescente interesse nessa parceria por parte dos países que buscam uma política externa independente e autônoma", afirmou Ushakov.