O candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que o conflito entre a Ucrânia e a Rússia é um caso perdido, e que o líder do regime de Kiev nunca deveria ter deixado acontecer. Trump culpou também o presidente Joe Biden por desencadear o conflito.
"Se você observar as palavras dele [Biden], elas foram exatamente o oposto do que ele deveria ter dito. Ele instigou essa guerra... O [presidente russo Vladimir] Putin não é nenhum anjo, mas tudo o que Biden disse estava errado", destacou Trump durante sua participação no PBD Podcast, apresentado por Patrick Bet-David, na quinta-feira.
"Isso nunca deveria ter acontecido", disse Trump sobre os combates entre Rússia e Ucrânia, destacando que o conflito está se tornando "realmente ruim" e alertando que "poderia haver uma Terceira Guerra Mundial".
O ex-presidente afirmou que, se ele estivesse no cargo, "isso nunca teria acontecido", pois, segundo ele, "Putin não queria isso".
Ajuda à Ucrânia
O candidato republicano também criticou o apoio financeiro e militar dos Estados Unidos à Ucrânia, afirmando que é um exemplo de desperdício por parte da administração do presidente Joe Biden.
Biden e Kamala Harris, a atual vice-presidente e candidata democrata à presidência, são "os piores presidente e vice-presidente da história", disse ele. "É muito ruim o que eles estão fazendo com nossas fronteiras; é muito ruim o que eles estão fazendo com nosso dinheiro".
Trump criticou o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, chamando-o de "um dos maiores vendedores". Vale lembrar que, anteriormente, Zelensky ofereceu recursos ucranianos ao Ocidente em troca de apoio.
"Sempre que ele vem (aos EUA), nós lhe damos cem bilhões de dólares. Quem mais conseguiu esse tipo de dinheiro na história?", ressaltou o ex-presidente, afirmando que "tinha pena do povo ucraniano", mas que esse conflito "está perdido".