Notícias

Rio de Janeiro declara emergência sanitária por aumento de casos de dengue

Outras regiões do Brasil também estão enfrentando grandes surtos de dengue, como Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal.
Rio de Janeiro declara emergência sanitária por aumento de casos de dengueGettyimages.ru

O Rio de Janeiro declarou nesta segunda-feira "estado de emergência de saúde pública" diante do aumento dos casos de dengue na cidade, que ultrapassaram 10.000 desde o início do ano, segundo o Diário Oficial.

A prefeitura do Rio apresentou um plano de contingência para lidar com o que chamou de "epidemia de dengue", que inclui uma série de medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.

As medidas incluem a abertura de 10 centros de atendimento médico, a criação do Centro de Operações de Emergência (COE-Dengue), e a designação de camas hospitalares especialmente para enfermos de dengue. Além disso, está previsto o uso de "carros fumacê" em regiões com maior incidência de casos, e a entrada compulsória em imóveis fechados e abandonados.

Segundo dados oficiais, o município do Rio de Janeiro registrou mais de 10.000 casos de dengue até agora este ano, em comparação com 22.959 casos registrados em todo o ano de 2023. A taxa de incidência da doença é agora de 160,68 casos por 100.000 habitantes. 

Outras regiões do Brasil também estão enfrentando grandes surtos de dengue, como Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal, onde até mesmo um hospital de campanha foi montado para tratar os pacientes infectados.