Israel confirma morte do líder do Hamas

Yahya Sinwar, que em agosto sucedeu Ismail Haniyeh, assassinado em um ataque israelense no Irã, foi considerado o "inimigo público número um de Israel" e um dos principais organizadores do ataque de 7 de outubro.

O líder do movimento palestino Hamas, Yahya Sinwar, foi morto por tropas israelenses em um ataque na Faixa de Gaza nesta quinta-feira, confirmaram a Agência de Inteligência de Israel e as Forças de Defesa de Israel (FDI) em um comunicado conjunto.

"As dezenas de operações realizadas pelas FDI e pela Agência de Inteligência Israelense no ano passado e nas últimas semanas, na área onde ele foi eliminado, restringiram o movimento operacional de Yahya Sinwar enquanto ele estava sendo perseguido pelas forças e levaram à sua eliminação", diz o comunicado.

Sinwar, que em agosto sucedeu Ismail Haniyeh, eliminado em um ataque israelense no Irã, era considerado o "inimigo público número um em Israel" e um dos principais organizadores do ataque de 7 de outubro. Antes de se assumir a máxima liderança do Hamas, ele comandava o movimento na Faixa de Gaza desde 2017.