Notícias

Ministros de Lula defendem regulação da internet após morte de Jéssica Canedo

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania e a ministra de Estado das Mulheres pronunciaram-se o ocorrido.
Ministros de Lula defendem regulação da internet após morte de Jéssica CanedoGettyimages.ru / Anadolu

Silvio Luiz de Almeida, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, e Cida Gonçalves, ministra de Estado das Mulheres, defenderam a regulação das redes sociais após a morte de Jéssica Canedo, vítima de uma campanha de desinformação. As manifestações foram feitas ao longo dos últimos dois dias em seus respectivos perfis na rede social X.

O ministro Silvio de Almeida chegou a afirmar que a regulação das mídias é um "imperativo civilizatório", e apontou a "irresponsabilidade" de plataformas diante da veiculação de conteúdos nocivos:

Cida Gonçalves, por sua vez, relembrou os ataques hackers realizados contra a primeira-dama Janja da Silva na primeira quinzena do mês e afirmou que a tragédia é fruto da "irresponsabilidade de perfis nas redes sociais que lucram com a misoginia e disseminação de mentiras".

Jéssica Canedo, de 22 anos, cometeu suicídio na sexta-feira (22/12) depois que notícias falsas a seu respeito foram amplamente divulgadas pelas redes sociais. 

A regulação da imprensa é um tema polêmico no debate público brasileiro, com os opositores das propostas de regulação levantando temores relativos à liberdade de expressão.