O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na quinta-feira, em entrevista à Rádio Metrópole, que conseguiu elevar o respeito internacional pelo Brasil, destacando sua participação na próxima cúpula do BRICS, que ocorrerá na Rússia.
O encontro dos líderes do BRICS está programado para ocorrer entre os dias 22 e 24 de outubro na cidade russa de Kazan, onde estarão presentes representantes de pelo menos 24 países, incluindo Lula.
"Vou viajar no domingo para a Rússia, para Kazan, para participar do BRICS", declarou o presidente, ressaltando que o Brasil é atualmente visto de forma "muito respeitável".
Lula também afirmou que, durante seu terceiro mandato, o Brasil conseguiu se reposicionar no "topo do mundo".
Planos internos
Além de suas atividades internacionais, Lula anunciou que retornará a São Bernardo do Campo após a cúpula de Kazan para exercer seu direito de voto nas eleições.
Ele garantiu que participará do segundo turno das eleições municipais em seu reduto político, no dia 27 de outubro.
O presidente ainda destacou seu compromisso em melhorar a vida dos brasileiros, afirmando que trata a população "como um pai cuida de seus filhos".
"Meu objetivo é acabar com a fome neste país e aumentar o número de estudantes nos institutos federais", disse Lula, reafirmando seu papel como "um bom pai" para toda a população.