Rússia apoia soberania econômica da África

Moscou prometeu compartilhar tecnologia e conhecimento especializado com o continente.

A Rússia expressou total apoio ao esforço do continente africano em fortalecer sua soberania econômica, afirmou na quarta-feira Anatoly Bashkin, chefe do Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, durante o primeiro fórum internacional de negócios Rússia-África Expo 2024.

Bashkin ressaltou que a Rússia está disposta a compartilhar com os parceiros africanos seus conhecimentos e experiências, visando estabelecer "interações comerciais mutuamente benéficas".

"Apoiamos totalmente o desejo dos africanos de fortalecer sua soberania econômica", garantiu, observando que a Rússia e as nações africanas compartilham uma visão comum sobre diversas questões globais enfrentadas pelo mundo.

Nos últimos anos, segundo Bashkin, a África tem consolidado significativamente sua posição no cenário internacional, tornando-se um ator relevante. O chefe do departamento ressaltou o papel crescente do continente na nova ordem mundial multipolar.

Bashkin destacou ainda que a África é uma região em desenvolvimento dinâmico, com enorme potencial de crescimento, um mercado interno atrativo e uma capacidade de exportação em expansão.

Ele concluiu que todos esses fatores fazem com que a Rússia atribua uma importância especial à construção de uma "parceria de longo prazo e mutuamente benéfica" com o continente africano.