O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, desembarcou no Egito nesta quarta-feira, como parte de sua turnê pela região com o objetivo de intensificar os esforços diplomáticos para deter a agressão de Israel contra a Faixa de Gaza e o Líbano, informa a IRNA.
Essa é a primeira visita de um chanceler iraniano ao Egito em uma década. A última visita de alto nível foi em 2014 pelo então vice-ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, que morreu em maio passado na tragédia do helicóptero que transportava o falecido ex-presidente iraniano Ebrahim Raisi.
Durante sua estadia, Araghchi conversará com autoridades egípcias para discutir a escalada do conflito no Oriente Médio. O diplomata chegou da Jordânia, onde se reuniu com o rei jordaniano Abdullah II e seu homólogo Ayman Safadi.
Anteriormente, o representante iraniano havia visitado o Líbano, a Síria, a Arábia Saudita, o Catar, o Iraque e Omã. O próximo item de sua agenda é a Turquia.
Esforços diplomáticos
"O ministro das Relações Exteriores do Irã está realizando esforços diplomáticos com os países da região como parte de um esforço genuíno e pacífico para estabelecer as bases para um cessar-fogo e aliviar o sofrimento do povo da região", comentou a Embaixada do Irã no Reino Unido nas mídias sociais.
"Em vez disso, alguns ministros das Relações Exteriores da Europa apenas emitiram declarações, enquanto outros justificaram o assassinato de civis ou impuseram sanções ao povo iraniano, sem oferecer nenhuma iniciativa diplomática substantiva para promover a paz", acrescentou.