O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a fome no Brasil é resultado da "irresponsabilidade dos governos anteriores". Durante o lançamento de medidas para o abastecimento alimentar nesta quarta-feira, Lula destacou que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) "havia declarado o Brasil livre da fome em 2014, mas que essa conquista foi rapidamente revertida".
“Vocês sabem que, em 2014, a FAO anunciou o Brasil fora do mapa da fome. Para tirar, levou muitos anos. Para destruir, levou poucos meses. Ou seja, quando nós voltamos já tinha 33 milhões de pessoas passando fome outra vez”, disse o presidente. Ele não mencionou nominalmente os ex-presidentes Jair Bolsonaro e Michel Temer, mas deixou claro que a culpa pela fome no país é dos governos anteriores.
Lula também cobrou os ministros presentes para que sejam mais eficazes na execução das políticas contra a insegurança alimentar. Ele afirmou que sua meta é erradicar a fome no Brasil até o fim de seu mandato, em 2026.
"A única explicação para a existência da fome é uma coisa chamada irresponsabilidade de quem governa os países", disse o presidente.
Durante a cerimônia, os ministros do governo assinaram planos nacionais para o abastecimento alimentar, agroecologia e produção orgânica.