As autoridades norte-americanas acreditam que Israel responderá ao ataque de mísseis iranianos antes da eleição presidencial dos EUA em 5 de novembro, informou a CNN com referência a várias fontes conhecidas.
De acordo com as informações, o plano de resposta israelense já está totalmente preparado e o primeiro-ministro do país judeu, Benjamin Netanyahu, garantiu a Washington que o ataque ao Irã será limitado a alvos militares e não afetará instalações petrolíferas ou nucleares.
Embora o ataque planejado não esteja diretamente ligado ao momento da eleição nos EUA, as autoridades acreditam que, ao ocorrer apenas alguns dias antes da disputa, ele traria a crescente volatilidade no Oriente Médio para o centro da atenção pública.
Na semana passada, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, prometeu que um ataque contra o Irã seria lançado em breve e que seria uma resposta "letal, precisa e especialmente surpreendente".
Desde 1º de outubro, quando o Irã lançou quase 200 mísseis balísticos contra alvos israelenses, o Estado judeu continuou a ameaçar Teerã com uma resposta. Enquanto isso, o vice-comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (CGRI), Ali Fadavi, indicou que Teerã atacará objetos israelenses e instalações de energia e gás se Tel Aviv atacar o país persa.