Confiança na mídia atinge menor nível nos EUA, revela pesquisa

Apenas 31% dos norte-americanos dizem ter confiança na capacidade dos veículos de noticiar de forma "justa e precisa".

Menos de um terço dos americanos confia na mídia dos EUA, um número recorde de baixa em 52 anos, conforme uma nova pesquisa Gallup publicada na segunda-feira.

A pesquisa deste ano mostrou uma queda de 1 ponto percentual de norte-americanos que acreditam que a mídia divulga as notícias de forma "completa e precisa" em relação ao ano passado. A tendência tem se mantido em uma trajetória descendente desde 2018.

Dentre os participantes, 69% desconfiam de alguma forma da mídia. Desses, 36% afirmaram não ter nenhuma confiança na capacidade da mídia tradicional, como jornais, TVs e rádios, de reportar notícias de forma "completa, precisa e imparcial".

Os outros 33% disseram ter pouca confiança, 8% afirmaram ter um grande nível de confiança e 23% indicaram um nível razoável.

Pelo terceiro ano consecutivo, o número de americanos que afirmam desconfiar completamente da mídia permaneceu mais alto do que aqueles que confiam nela. A nova pesquisa, no entanto, demonstrou uma ligeira queda, com 36% dos entrevistados expressando total desconfiança contra 39% em 2023.

O instituto de pesquisa coletou amostras de 1.007 americanos adultos que vivem em todo o país. A pesquisa foi realizada durante as duas primeiras semanas de setembro por meio de entrevistas telefônicas. Os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente.