Exército britânico vê Ucrânia à beira da derrota em conflito contra a Rússia

Fontes militares afirmam que a situação da Ucrânia é grave na região de Kursk, enquanto Kiev busca apoio adicional para fortalecer sua defesa.

O exército britânico tem expectativas sombrias para o conflito na Ucrânia e acredita que Kiev está perdendo, afirmou na terça-feira a agência de notícias Daily Express. 

Fontes militares do Reino Unido, um dos principais apoiadores e fornecedores de ajuda militar à Ucrânia, estimam que a situação é grave para o país, especialmente na região russa de Kursk, onde tropas ucranianas tentaram invadir em agosto, segundo a agência.

"Eu estava conversando com um oficial de alto escalão muito experiente do Exército Britânico hoje", disse a fonte ao Daily Express, acrescentando que o oficial afirmou que a Ucrânia "está a ponto de perder a guerra contra a Rússia". "Isso é muito sério", sublinhou ele. 

Recentemente, o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, divulgou o seu "plano de vitória", que segundo ele evitaria uma derrota de seu país. 

O plano foi apresentado na quarta-feira e baseia-se na adesão da Ucrânia à OTAN antes do fim do conflito, na implantação de sistemas de defesa ocidentais na Ucrânia e no aumento das sanções contra a Rússia. 

Além disso, a Ucrânia vem solicitando permissão para utilizar os mísseis Storm Shadow, doados pela Grã-Bretanha, para realizar ataques de longo alcance contra a Rússia, mas essa permissão ainda não foi concedida.