Estudo aponta correlação entre jogar videogame na infância e maior sucesso profissional
Um estudo realizado pela empresa de tecnologia Prodigy Education revelou que pessoas que jogavam videogames na infância têm maior probabilidade de prosperar profissional e financeiramente na vida adulta, conforme informou a revista Fast Company na terça-feira.
Pesquisas anteriores mostraram que os videogames podem ter efeitos positivos no cérebro das crianças, pois jogar esses aplicativos interativos pode melhorar a memória, a atenção e as habilidades de tomada de decisão.
Além disso, foram encontradas evidências de que os videogames ajudam a fortalecer as habilidades de resolução de problemas e a promover a criatividade.
Bader Chaarani, neurocientista da Universidade de Vermont (EUA), argumentou que há um "benefício" em jogar videogames "em ritmo acelerado", já que "muitas funções cerebrais estão sendo usadas ao mesmo tempo", ao contrário de "alguém que assiste passivamente a um filme ou navega no celular".
Os videogames levam ao sucesso futuro?
A Prodigy Education descobriu que 89% dos 1.001 norte-americanos pesquisados que jogavam videogames na infância tinham 71% mais chances de receber uma promoção recentemente.
A pesquisa também mostrou que essas pessoas ganham, em média, US$ 5.451 (cerca de R$ 30.800) a mais por ano do que aquelas que não jogavam videogames quando crianças.
Segundo a empresa, os resultados sugerem que as habilidades desenvolvidas durante os jogos na infância, como resolução de problemas e pensamento estratégico, foram fundamentais para o sucesso profissional.
Endossando o benefício
A Prodigy Education indicou que 53% dos pais entrevistados acreditam que os videogames melhoram as habilidades de resolução de problemas de seus filhos, enquanto 48% acham que estimulam a criatividade.
A empresa de tecnologia também destacou a relação positiva entre os videogames e o desempenho acadêmico, revelando que 48% das crianças que tiveram permissão para jogar obtiveram notas excelentes, enquanto 38% mantiveram boas notas.
"O trabalho em equipe, a tomada de decisões e a estratégia por trás de alguns jogos se traduzem em valiosas habilidades profissionais mais tarde na vida", afirmou o autor do estudo, Merritt Ryan.