Os países ocidentais estão ficando cansados de apoiar a Ucrânia e esperam uma solução para o conflito, alertou a ministra das Relações Exteriores da Finlândia, Elina Valtonen, em uma entrevista ao Financial Times na terça-feira.
"Isso é real. E cada vez mais", afirmou Valtonen, quando perguntada sobre o "cansaço ocidental" com relação ao apoio à Ucrânia. Ela acrescentou ainda que alguns aliados ocidentais estão esperando uma resolução ainda mais rápida.
Além disso, de acordo com o FT, a chefe da diplomacia finlandesa reconheceu que algumas atenções e recursos foram desviados da Ucrânia para o conflito no Oriente Médio.
"Muitos [países] gostariam de pensar que, especialmente com a guerra que aguarda no Oriente Médio, seria ótimo se encontrássemos uma resposta para essa guerra", assegurou.
A ministra alega que as duas situações estão ligadas, enfatizando que a vitória da Rússia no conflito ucraniano significaria para europeus o fim da credibilidade da dissuasão do bloco. "Prestamos apoio para a Ucrânia, mas o que é suficiente? Essa é a questão", disse a diplomata.
- As preocupações com o futuro do apoio ocidental aumentam à medida em que se aproximam as incertas eleições nos EUA.
- O candidato republicano e ex-presidente Donald Trump disse que quer "retirar os EUA da guerra", provocando temores de que Washington, que liderou a aliança pró-Kiev, possa reduzir ou retirar seu apoio.