OTAN realizará o maior exercício de artilharia perto da fronteira russa

O exercício Lightning Strike 24 será realizado na Finlândia de 4 a 28 de novembro como parte da Operação Dynamic Front 25, liderada pelos EUA, em cinco países diferentes.

A Lapônia finlandesa será o principal dos cinco territórios que sediarão o maior exercício de artilharia da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) já realizado na Europa, informaram as Forças de Defesa da Finlândia em um comunicado à imprensa.

O exercício Lightning Strike 24 será realizado na Finlândia de 4 a 28 de novembro como parte da Operação Dynamic Front 25, liderada pelos EUA, em cinco países diferentes. Até 3.600 soldados participarão dos exercícios, dos quais aproximadamente 1.250 serão tropas internacionais.

O objetivo da operação será demonstrar as capacidades de defesa na direção norte. Além disso, os soldados praticarão a gestão operacional e as habilidades de trabalho em equipe junto com a Equipe de Reação Rápida da OTAN. Sabe-se que o lado finlandês usará formações de forças terrestres, forças aéreas e guardas de fronteira.

No total, cerca de 5.000 soldados de 28 países participarão da série de exercícios Dynamic Front 25, que será realizada na Finlândia, Estônia, Alemanha, Romênia e Polônia.

Os países da OTAN iniciaram seu exercício anual de força nuclear tática Steadfast Noon na segunda-feira para testar o lançamento e o uso de armas nucleares táticas dos EUA estacionadas na Europa.

Os testes ocorrem no contexto das declarações do presidente dos EUA, Joe Biden, de que está disposto a negociar com Moscou, Pequim e Pyongyang a redução dos arsenais nucleares.