O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que estabelece o dia 9 de junho como o "Dia da Música Gospel" no Brasil. A proposta da lei é destacar a presença da música gospel na cultura e na religiosidade dos brasileiros, além de valorizar o gênero como uma importante manifestação cultural, reconhecendo a sua contribuição para ampliar a riqueza e a identidade musical do país.
"A música gospel agora tem um dia nacional de celebração. Com o deputado Otoni de Paula, sancionei o projeto de lei 3090/2023, que institui o dia 9 de junho como o Dia Nacional da Música Gospel, dando visibilidade ao importante papel da cultura, da religiosidade e da fé de milhões de brasileiros e brasileiras", declarou Lula durante a cerimônia.
O deputado Otoni de Paula, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, elogiou Lula e destacou a importância da música gospel na vida dos brasileiros. Otoni também ressaltou que os evangélicos "não têm dono" e escolhem pautas com base em valores e crenças. Além disso, o deputado afirmou que as igrejas não são de "direita ou de esquerda" e que os evangélicos não são "gados ou jumentos", mas sim "ovelhas do bom pastor".
A sanção da lei é vista como um gesto de aproximação do presidente Lula com a comunidade evangélica, que tem um grande peso político no país. Com essa medida, o presidente busca fortalecer sua base de apoio e conquistar a confiança dos evangélicos.