Notícias

Cometa raro é visível a olho nu no hemisfério norte (FOTOS, VÍDEOS)

O raro fenômeno só poderá ser visto novamente daqui a 80 mil anos.
Cometa raro é visível a olho nu no hemisfério norte (FOTOS, VÍDEOS)Legion-Media / Joe Marino

O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS se aproximou da Terra e pôde ser visto a olho nu no céu noturno do hemisfério norte, proporcionando uma experiência rara, já que ele só retornará em aproximadamente 80 mil anos.

Imagens do cometa estão dominando as redes sociais, com fotos e vídeos capturados em várias partes do mundo. As postagens mostram tanto o brilho intenso do cometa quanto a extensão de sua cauda. No dia 12 de outubro, o cometa fez sua passagem mais próxima da Terra, a uma distância de 71 milhões de quilômetros.

Na Rússia, o fenômeno também chamou a atenção, sendo visível em várias regiões, como Moscou, São Petersburgo, Perm e Sverdlovsk. Esse é o cometa mais luminoso a cruzar o céu do país nos últimos 13 anos.

Shannon Schmoll, diretor do Planetário Abrams da Universidade Estadual de Michigan (EUA), destacou que o cometa "deverá ser visível até o fim de outubro, embora sua luminosidade diminua conforme se eleva no céu e se afasta do Sol".

Originário da nuvem de Oort, uma região do sistema solar repleta de cometas, o Tsuchinshan-ATLAS foi descoberto em janeiro de 2023 pelo Observatório Tsuchinshan, na China, e posteriormente avistado pelo telescópio ATLAS, na África do Sul, algumas semanas depois.