Notícias

Greg Abbott se reúne com governadores de outros estados para tratar da política de fronteira de Biden

O governador do Texas denunciou o presidente dos EUA por deixar os migrantes "soltos por todo o país sem poder determinar seu paradeiro exato ou o que eles podem estar fazendo".
Greg Abbott se reúne com governadores de outros estados para tratar da política de fronteira de BidenGettyimages.ru / Brandon Bell

O governador do Texas, Greg Abbott, recebeu 13 governadores de outros estados dos EUA em Eagle Pass no domingo para tratar da política de fronteira do presidente dos EUA, Joe Biden, informou a mídia local.

"Estamos aqui para enviar uma mensagem alta e clara de que estamos nos unindo para lutar para garantir que possamos manter nossa garantia constitucional de que os estados podem se defender contra qualquer tipo de perigo iminente ou invasão", disse Abbott em uma coletiva de imprensa.

De acordo com o líder estadual, Biden e sua "recusa abjeta em fazer cumprir as leis de imigração dos EUA" ameaçam a segurança da fronteira do país.

O governador do Texas disse que o presidente deveria "negar a entrada ilegal" de imigrantes. "Se alguém cruzar a fronteira ilegalmente, o presidente tem a responsabilidade, determinada pelo Congresso, de deter qualquer imigrante ilegal que tenha vindo para cá", disse ele.

Nesse contexto, Abbott denunciou Biden por deixar os imigrantes "soltos por todo o país sem poder determinar exatamente onde eles estão ou o que podem estar fazendo".

Abbott disse em sua conta no X que a reunião serviu para "deixar uma coisa clara: o Texas tem o direito de proteger e defender nossa fronteira". "Não vamos tolerar essa invasão que as políticas de fronteiras abertas do governo Biden permitiram. Presidente Biden, agora é sua vez de fazer cumprir a lei e proteger a fronteira", observou ele.

  • As tensões entre o estado do Texas, liderado pelos republicanos, e o governo federal democrata dos EUA aumentaram em janeiro devido a abordagens diferentes da política de imigração na fronteira com o México.

  • Nesta semana, Biden disse que fez tudo o que estava ao seu alcance para acabar com a crise na fronteira. "Fiz tudo o que podia fazer. Apenas me dê o poder. Eu pedi isso desde o dia em que assumi o cargo. Dê-me a Patrulha de Fronteira. Dê-me as pessoas, dê-me as pessoas, os juízes. Dê-me as pessoas que podem impedir isso e fazer com que tudo funcione direito", disse ele.

  • Os Estados Unidos registraram um número recorde de travessias ilegais em dezembro passado. Em particular, entre 1º e 31 de dezembro, mais de 302.000 migrantes foram documentados tentando cruzar a fronteira sul dos EUA.