O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu um comunicado nesta segunda-feira condenando "veemente" a invasão de uma base da ONU no Líbano (UNIFIL) por parte das Forças armadas de Israel.
"Ataques deliberados contra integrantes de missões da paz e instalações da ONU são absolutamente inaceitáveis e constituem grave violação do Direito Internacional, do Direito Internacional Humanitário e das resoluções do Conselho de Segurança da ONU", diz um trecho da nota, acrescentando que "o Brasil repudia as violações sistemáticas verificadas nos últimos dias".
O comunicado do Itamaraty condena ainda a solicitação do governo de Israel pela retirada de funcionários da UNIFIL do sul do Líbano, e reitera a "necessidade urgente de cessação das hostilidades".
- Na semana passada, dois membros da UNIFIL no Líbano ficaram feridos depois que um tanque Merkava das Forças de Defesa de Israel (FDI) disparou contra uma torre de observação da entidade. Eles foram encaminhados para o hospital, com lesões leves.
- Através de um comunicado, a ONU observou não se tratar do primeiro ataque israelense contra as suas forças. Em um outro caso, disparos foram realizados contra as câmeras de monitoramento, as desativando.