EUA aprovam o envio de suas tropas de combate para Israel pela primeira vez - The Telegraph

Os Estados Unidos aprovaram o envio de uma bateria do sistema de defesa antimísseis High Altitude Area Defence (THAAD) e do pessoal militar americano associado para Israel, informou o Departamento de Defesa dos EUA neste domingo.

O envio de militares para operar o sistema constitui a primeira vez em que tropas de combate de Washington foram enviadas para Israel.

Anteriormente, tropas norte-americanas já foram enviadas ao país judeu para construir um pier capaz de receber ajuda humanitária e para equipar as defesas aéreas no Iraque e na Síria. Mas esta é a primeira vez em que as forças de Washington serão enviadas com o objetivo direto de envolver-se em combates, segundo apuração do The Telegraph. 

A decisão vai de encontro com declarações anteriores do presidente Joe Biden, que afirmara não ter "planos ou intenções de colocar forças norte-americanas em combate" no solo israelense. Também distancia-se de declarações do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que até então, insistia que seu país se defenderia com os próprios recursos.

"Compromisso férreo"

De acordo com a mensagem emitida pela entidade governamental, essa decisão tem como objetivo "ajudar a fortalecer a defesa aérea de Israel após os ataques sem precedentes do Irã contra Israel em 13 de abril e 1º de outubro".

Além disso, Washington afirma que essa ação ressalta "o compromisso férreo dos Estados Unidos com a defesa de Israel e dos norte-americanos em Israel contra qualquer outro ataque de mísseis balísticos pelo Irã". 

Segundo apuração da mídia norte-americana, essa não é a primeira vez em que um sistema THAAD é enviado para Israel, visto que uma bateria foi enviada ao país judeu em 2019. Na ocasião, no entanto, a finalidade era realizar exercícios de treinamento.