Netanyahu insta o secretário-geral da ONU a retirar sua equipe do sul do Líbano por motivos de segurança
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fez um "apelo direto" ao secretário-geral da ONU, António Guterres, pedindo-lhe que evacue "imediatamente" o pessoal da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) da zona de combate no sul do país árabe, informou a mídia israelense.
"Estamos mais determinados do que nunca a garantir nosso futuro, estamos mais determinados do que nunca a derrotar nossos inimigos", afirmou Netanyahu em um vídeo publicado em sua conta no X. O chefe de governo também esclareceu que as Forças de Defesa de Israel (IDF) não estão lutando contra o povo libanês, mas "destruindo as armas, os quartéis-generais e os túneis terroristas do Hezbollah".
Nesse contexto, o político advertiu que a recusa da ONU transforma seus homens em "escudos humanos no Hezbollah". "Isso coloca em risco tanto eles quanto a vida de nossos soldados", acrescentou.
- Na manhã de quinta-feira, dois membros da UNIFIL no Líbano ficaram feridos depois que um tanque Merkava das Forças de Defesa de Israel (FDI) disparou contra uma torre de observação da entidade. Eles foram encaminhados para o hospital, com lesões leves.
- Através de um comunicado, a ONU observou não se tratar do primeiro ataque israelense contra as suas forças. Em um outro caso, disparos foram realizados contra as câmeras de monitoramento, as desativando.