Neste sábado, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a agressão de Israel "não pode mais ser ignorada" e que Ancara permanece alerta a qualquer movimento de Tel Aviv, informa a Agência Anadolu.
"Com nossa agência de inteligência, temos sob controle qualquer medida que Israel tenha tomado e possa tomar contra a Turquia", disse ele, respondendo a perguntas de jornalistas no avião depois de visitar a Albânia e a Sérvia. O líder disse que o genocídio na Faixa de Gaza que está ocorrendo diante dos olhos do mundo inteiro terá seu lugar entre a "vergonha histórica da humanidade".
Ele denunciou que "Israel não está apenas ameaçando a estabilidade da Palestina e do Líbano, mas também está tentando espalhar o conflito para a região vizinha", mas Erdogan prometeu que "os sonhos de Netanyahu e sua gangue se transformarão em pesadelos". "A Palestina será livre, o Líbano permanecerá livre", disse ele.
"Israel é a ameaça mais direta à paz regional e mundial. Os responsáveis pela salvaguarda da paz mundial devem pôr fim a essa ameaça", disse ele, acrescentando que "aqueles que apoiam a organização terrorista sionista chamada Israel carregarão as marcas dessa vergonha por gerações".
No início deste mês, Erdogan também afirmou que, depois de Gaza e do Líbano, Israel poderia atacar a Turquia. Erdogan acredita que o governo do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu está sonhando com a península da Anatólia e já revelou suas intenções várias vezes. "Cada evento desde 7 de outubro [de 2023] aumenta o tamanho dessa ameaça", disse ele.