Lula denuncia "intromissão" dos EUA na compra de caças suecos
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva acusou, nesta sexta-feira, os Estados Unidos de "intromissão" por solicitar informações à empresa sueca de defesa e aviação Saab sobre a compra de 36 caças pelo Brasil.
"É uma intromissão dos Estados Unidos em uma coisa de um outro país, é descabido", disse Lula em uma entrevista concedida à Rádio O Povo/CBN de Fortaleza.
Enquanto isso, o mandatário indicou que, no momento, não queria dar uma opinião antecipada sobre o motivo pelo qual Washington pediu essas informações à Saab. Ele disse acreditar, no entanto, que os EUA estariam interessados em saber mais sobre o processo, já que o Brasil não decidiu comprar a frota de aeronaves militares deles.
"Os americanos não gostaram quando eu disse que queria comprar um Rafale [fabricado na França]; eles queriam que eu comprasse um avião deles", lembrou Lula ao resgatar um precedente semelhante ao atual. Ele apontou para o comportamento "hegemonista" dos EUA, e destacou que decisões como essa são "soberanas".
- De acordo com o portal EFE, a empresa Saab declarou, na quinta-feira, ter recebido um pedido de informações do Departamento de Justiça dos EUA sobre a venda de caças Gripen ao Brasil por US$ 5,4 bilhões. A empresa disse que cooperaria com a solicitação, apesar de estar claro que "nenhuma irregularidade" foi cometida no negócio.