Notícias

França convoca embaixador de Israel após ataques contra posições da ONU no Líbano

Paris condenou a "continuação deliberada do fogo" de Tel Aviv e lembrou que a "proteção das forças de paz é uma obrigação imposta a todos".
França convoca embaixador de Israel após ataques contra posições da ONU no LíbanoX / yzarka

A França convocou nesta sexta-feira o embaixador de Israel em Paris por causa dos ataques das Forças israelenses contra instalações Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

Dois agentes da ONU "foram feridos hoje, segundo um relatório provisório, após um novo ataque israelense contra uma torre de vigilância da UNIFIL em Naqoura. Um deles está em estado crítico", afirma o Ministério da Europa e das Relações Exteriores da França.

Ao mesmo tempo, condenou "a continuação do fogo israelense deliberado" contra o complexo, e lembrou que a "proteção das forças de paz é uma obrigação imposta a todos".

"Esses ataques constituem graves violações da lei internacional, e devem cessar imediatamente. As autoridades israelenses devem se explicar. A França está convocando hoje o embaixador israelense na França para o Ministério da Europa e das Relações Exteriores", diz a declaração.

A UNIFIL informou na quinta-feira sobre ataques israelenses às instalações de sua sede na cidade de Naqoura, no sul do Líbano, e a um bunker na área de fronteira de Labbouneh, onde as forças de paz estavam abrigadas. A ofensiva israelense causou danos a veículos e a um sistema de comunicação.