A China concedeu a primeira licença comercial para um robô inovador com inteligência artificial voltado para impulsionar o setor de alimentação, informou o jornal China Daily nesta quinta-feira.
O robô projetado pela EncoSmart Technology, empresa com sede em Pequim, é capaz de preparar diversos tipos de pratos, superando outros aparelhos e robôs de cozinha que normalmente executam apenas uma tarefa específica.
De acordo com Tian Yan, chefe de desenvolvimento de projetos inteligentes da EncoSmart, a primeira geração desses robôs já está em uso em escritórios no distrito de Haidan, em Pequim, e até o final do ano a empresa planeja expandir os serviços para restaurantes, lançando robôs capazes de preparar sorvetes, bebidas e saladas.
Objetivos e avanços
O principal objetivo do projeto, segundo Tian Yan, pesquisadora da EncoSmart, é garantir segurança nas cozinhas, assim como controlar a temperatura do óleo para reduzir os riscos de incêndio.
Tian também destacou que a empresa está empenhada em tornar os robôs mais acessíveis e baratos para os consumidores.
O projeto da EncoSmart tem potencial para simplificar a replicação de receitas e diminuir a necessidade de chefs especializados, incentivando o uso de tecnologia no setor de catering.