Japão e China buscam fortalecer relações bilaterais estáveis e estratégicas

O primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, destacou o potencial de cooperação sino-japonesa, embora tenha reconhecido a existência de questões pendentes.

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e seu homólogo chinês, Li Qiang, concordaram em promover relações estratégicas mutuamente benéficas e desenvolver laços bilaterais construtivos e estáveis, informou a imprensa chinesa nesta sexta-feira.

Foi a primeira reunião de Ishiba com um funcionário de alto escalão da China desde que assumiu o cargo, em 1º de outubro.

Durante o encontro, realizado na quinta-feira, no âmbito da cúpula da ASEAN, em Vientiane, no Laos, Ishiba destacou o potencial de cooperação entre o Japão e a China, embora tenha reconhecido a existência de questões pendentes.

Shigeru Ishiba, líder do Partido Liberal Democrático (PLD), foi eleito primeiro-ministro do Japão, substituindo Fumio Kishida. A principal bandeira de seu governo é a criação de uma "OTAN asiática", já que Ishiba criticou repetidamente "a ausência de um sistema de autodefesa coletiva" na região. O primeiro-ministro japonês ainda solicitou que a China fornecesse informações sobre o assassinato de um estudante japonês no país no mês passado.

Li Qiang, por sua vez, expressou seu desejo de estabelecer boas relações com o Japão, afirmando que é do interesse de ambos os povos construir relações bilaterais estáveis, condizentes com a nova era.