Biden adverte que pode tomar "medidas adicionais" contra a elite militar iraniana

"O presidente está determinado a responder com firmeza aos ataques contra nosso povo", disse Jake Sullivan.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que, para garantir a segurança de seu país, ele poderia tomar medidas adicionais, inclusive contra o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na silga em inglês) do Irã, um ramo de elite das Forças Armadas iranianas, se necessário.

"Se necessário, direcionarei medidas adicionais, inclusive contra o IRGC e o pessoal e instalações afiliados ao IRGC, conforme apropriado, para lidar com a série de ataques contra as forças e instalações dos EUA", disse Biden na esteira de uma série de ataques mútuos entre as forças dos EUA e milícias pró-iranianas na Síria e no Iraque.

O assessor de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse em uma entrevista à NBC News no domingo que Washington não está descartando a possibilidade de uma ação militar contra o território iraniano.

"O presidente [Biden] está determinado a responder com força aos ataques contra nosso povo. O presidente também não está buscando uma guerra mais ampla no Oriente Médio", disse Sullivan.