Organização de sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki vence Nobel da Paz

O movimento recebeu o prêmio da paz "por seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares".

O Comitê Nobel norueguês concedeu na sexta-feira o Prêmio Nobel da Paz à organização japonesa Nihon Hidankyo, que reúne os sobreviventes dos ataques dos EUA com bombas atômicas às cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

O movimento recebeu o prêmio da paz "por seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, mediante testemunhas oculares, que as armas nucleares nunca mais devem ser usadas", diz a comunicado.

Como parte de suas atividades, a organização, também conhecida como Hibakusha, forneceu milhares de testemunhos, emitiu resoluções e apelos públicos e enviou delegações anuais à ONU e a várias conferências de paz para chamar a atenção para o perigo das armas nucleares e a importância do desarmamento nuclear.

"No centro da visão de Alfred Nobel estava a crença de que indivíduos comprometidos podem fazer a diferença. Ao conceder o Prêmio Nobel da Paz deste ano à Nihon Hidankyo, o Comitê Norueguês do Nobel deseja prestar homenagem a todos os sobreviventes que, apesar do sofrimento físico e das lembranças dolorosas, optaram por usar sua experiência dispendiosa para cultivar a esperança e o compromisso com a paz”, diz a publicação.