O Irã está totalmente preparado para se defender e retaliar qualquer possível ataque de Israel, inclusive contra suas instalações petrolíferas e nucleares, informou à RT uma fonte familiarizada com o assunto nesta quinta-feira.
A retaliação a um eventual ataque será proporcional e baseada nas regulamentações nacionais e internacionais. Segundo a fonte, se Israel atacar a infraestrutura petrolífera do Irã, Teerã responderá atacando as três principais refinarias de petróleo israelenses.
Ataques a outras infraestruturas, como usinas de energia ou instalações nucleares, também resultarão em retaliação a instalações equivalentes em Israel, acrescentou a fonte.
Possível revisão da doutrina nuclear iraniana
Se algum civil for ferido em um ataque ou se áreas civis forem alvejadas, Teerã vai revisar sua doutrina nuclear, afirmou a fonte à RT, sem dar mais detalhes.
Nesse contexto, o jornal New York Times havia informado que Israel deve evitar ataques às instalações nucleares do Irã devido a incertezas sobre sua capacidade de causar danos.
"Inicialmente, parece improvável que Israel tenha como alvo as principais instalações nucleares iranianas", escreveu o jornal, mas destacou que esses alvos "podem ser atacados mais tarde" caso o Irã "intensifique seus contra-ataques".