Notícias

Alegações sobre norte-coreanos na Ucrânia são uma mentira - Kremlin

Dmitry Peskov classificou como "outra farsa" os relatos sobre a participação de militares norte-coreanos na operação militar especial russa.
Alegações sobre norte-coreanos na Ucrânia são uma mentira - KremlinGettyimages.ru / RIA Novosti

Relatos da imprensa ocidental sobre a presença de militares norte-coreanos lutando ao lado das forças russas na operação militar especial na Ucrânia foram desmentidos pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em coletiva à imprensa nesta quinta-feira.

Na última semana, o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, alegou durante uma sessão parlamentar que a Coreia do Norte poderia estar enviando tropas para apoiar a Rússia, após a assinatura de um tratado de segurança mútua com Moscou.

O ministro sul-coreano descreveu a hipótese de envio de militares norte-coreanos como "altamente provável" e sugeriu que alguns soldados já teriam sido mortos no conflito ucraniano.

Entretanto, Peskov qualificou a afirmação como "outra farsa" ao ser questionado na coletiva sobre as alegações de Seul.

O Tratado de Parceria Estratégica Abrangente, assinado em junho passado durante a visita do presidente russo Vladimir Putin a Pyongyang, substitui vários acordos anteriores entre a Rússia e a Coreia do Norte.

O documento, considerado "inovador", inclui uma cláusula sobre a assistência militar mútua, mas condiciona a um ataque a uma das partes.