Notícias

Tropas de Israel atacam posições da ONU no Sul do Líbano

Tropas de Israel atacam posições da ONU no Sul do LíbanoAP / Ohad Zwigenberg

Na manhã desta quinta-feira, dois membros da Força Interina das ONU (UNIFIL) no Líbano ficaram feridos depois que um tanque Merkava das Forças de Defesa de Israel (FDI) efetuou um disparo contra uma torre de observação da entidade. Ambos seguem no hospital, com lesões leves.

As informações foram divulgadas em uma nota da própria UNIFIL. Ao longo do documento, detalha-se que as forças israelenses dispararam contra outras posições:

"Os soldados das FDI também dispararam contra a posição 1-31 da ONU (UNP) em Labbouneh, atingindo a entrada do bunker onde as forças de paz estavam abrigadas e danificando veículos e um sistema de comunicações", prossegue a nota. "Um drone das FDI foi visto voando dentro da posição da ONU até a entrada do bunker".

A organização também observa que ao longo da quarta-feira, as forças israelenses dispararam contra câmeras de monitoramento do perímetro da posição mencionada, as desativando. No mesmo dia, disparos israelenses também danificaram instalações na cidade de Ras Naquora, que regularmente recebia reuniões triangulares antes do início do conflito.

"Lembramos às FDI e a todos os atores de suas obrigações de garantir a segurança e a proteção do pessoal e da propriedade da ONU e de respeitar a inviolabilidade das instalações da ONU em todos os momentos", conclui a nota, relembrando que ataques deliberados contra as forças de paz constituem "grave violação" da lei internacional.