Notícias

Bukele se pronuncia após ser declarado vencedor das eleições presidenciais de El Salvador

Os dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) salvadorenho mostram uma vitória esmagadora do mandatário.
Bukele se pronuncia após ser declarado vencedor das eleições presidenciais de El SalvadorGettyimages.ru / Stringer

A oposição em El Salvador foi "pulverizada", declarou Nayib Bukele após se proclamar vencedor das eleições presidenciais realizadas no domingo no país centro-americano.

"Derrotamos o bipartidarismo que nos subjugava e viramos a página. Acabamos com o período pós-guerra", declarou o candidato do partido Nuevas Ideas, que com esse resultado se torna o primeiro presidente de El Salvador a ser reeleito de forma imediata em décadas.

"É a maior porcentagem da história, é a maior diferença entre o primeiro e o segundo lugar de toda a história, não apenas ganhamos a Presidência pela segunda vez com mais de 85% dos votos, mas também ganhamos a Assembleia legislativa com 58 dos 60 deputados", afirmou o presidente.

Bukele reafirmou seu compromisso com a segurança, afirmando que El Salvador está a ponto de  "ganhar a guerra contra as gangues". Ele também destacou os resultados positivos de seu mandato: "Deixamos de ser o país mais inseguro do mundo para ser o país mais seguro de todo o hemisfério ocidental".

O mandatário também ressaltou que só pede "respeito" aos países e parceiros internacionais: "Queremos ser seus amigos, seus aliados e sócios, o que não seremos é lacaios", disse ele.

De acordo com os resultados preliminares do Supremo Tribunal Eleitoral de El Salvador, o atual presidente, do partido Nuevas Ideas, obteve uma maioria esmagadora dos votos e superou de longe seus rivais da Frente Farabundo Martí para la Liberacíon Nacional (FMLN) e da Alianza Republicana Nacionalista (Arena), Manuel Flores e Joel Sánchez.

Antes da divulgação desses resultados preliminares, Bukele afirmou ter vencido as eleições  presidencias com mais de 85% dos votos. "De acordo com nossos números, vencemos a eleição presidencial com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados da Assembleia. Um recorde em toda a história democrática do mundo", escreveu o presidente em suas redes sociais.