O tenista espanhol Rafael Nadal anunciou sua aposentadoria definitiva do tênis profissional nesta quinta-feira, "após alguns anos difíceis" em que não conseguiu "jogar sem limitações".
Nadal fez o anúncio aos seus seguidores por meio de um vídeo nas redes sociais.
O tenista explicou que essa foi uma decisão difícil que ele precisou de tempo para tomar: "Nesta vida, tudo tem um começo e um fim, e acho que é o momento certo para pôr fim a uma longa carreira e muito mais bem-sucedida do que eu poderia imaginar", disse ele.
Nadal informou que seu último torneio será a final da Copa Davis, representando seu país: "Acho que é fechar o círculo, porque uma das minhas primeiras grandes alegrias como tenista profissional foi a final em Sevilha, em 2004", disse ele.
O tenista agradeceu a toda a indústria do tênis, aos seus companheiros de equipe, à sua equipe e também aos seus grandes rivais. Embora não tenha mencionado nenhum nome específico, suas palavras foram acompanhadas por imagens do tenista suíço Roger Federer e do sérvio Novak Djokovic. "Passei muitas horas com eles e vivi muitos momentos dos quais me lembrarei pelo resto de minha vida", dedicou a eles.