A presidente do México, Claudia Sheinbaum, expressou nesta quarta-feira solidariedade ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que um dia antes denunciou uma tentativa de golpe de Estado, segundo informou a mídia local.
"Quero expressar nossa solidariedade ao presidente Petro. O Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia, dois anos após a eleição, está abrindo uma investigação sobre os gastos de campanha", declarou Sheinbaum em coletiva de imprensa, detalhando o conflito político no país.
Ela acrescentou que Petro chamou o processo de "golpe de Estado", pois segundo o presidente colombiano, a investigação foi aberta fora dos parâmetros legais colombianos.
Sheinbaum também destacou que Petro é o único presidente progressista da Colômbia na história recente e, por isso, tem o apoio total do governo mexicano.
"Quando há injustiça, faz parte da nossa política se posicionar", disse a presidente mexicana.
Na terça-feira, Petro convocou a população a se mobilizar contra a decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que abriu uma investigação por supostas irregularidades no financiamento de sua campanha em 2022.
Após afirmar que a investigação era uma tentativa de "golpe de Estado", o presidente disse confiar que o povo se manifestará em sua defesa.
"Todas as organizações populares devem se reunir em uma assembleia permanente. É o momento da mobilização geral", escreveu Petro na rede social X.