Cúpula de Moda BRICS+ em Moscou reúne participantes de mais de 100 países

O Fórum Internacional Cúpula de Moda BRICS+, realizado de 3 a 5 de outubro, promoveu discussões sobre tendências da moda, apoio a marcas locais, colaboração internacional, destacando o patrimônio cultural dos países participantes.

O Fórum Internacional Cúpula de Moda BRICS+ foi realizado com sucesso na capital russa entre os dias 3 e 5 de outubro, no Salão de Concertos Zariadie.

Segundo a vice-prefeita de Moscou, Natalia Sergunina, representantes de mais de 100 países participaram do evento, o que representa um aumento de 50% em relação ao ano anterior.

O programa incluiu a cerimônia de abertura, a exposição Patrimônio e um treinamento intensivo voltado para designers, empresários e profissionais de marketing, tanto aspirantes quanto veteranos da moda.

A vice-prefeita ainda destacou que, pela primeira vez, o fórum contou com a presença de delegações de 45 países, incluindo Mongólia, Congo, El Salvador, Laos e Catar. Os temas abordados no evento envolveram cooperação internacional, apoio a marcas locais, tecnologias, investimentos, entre outros.

"Nosso objetivo é trazer nossas tradições para a vida cotidiana de uma forma que pareça mais atraente sob uma perspectiva contemporânea e, ao mesmo tempo, nos lembre de quem somos", afirmou Mpho Mogotsi, diretora administrativa da Semana de Moda do BRICS na África, em entrevista à TV BRICS.

A exposição internacional Patrimônio apresentou aos visitantes a influência do patrimônio cultural dos países do BRICS, da Ásia, da África e da América Latina na moda moderna.

Durante o evento, foram realizados desfiles de trajes e acessórios típicos de participantes de vários países. Além disso, houve discussões e reuniões dedicadas às tendências atuais de moda, comércio varejista e diplomacia cultural.

Na cúpula, chefes de associações importantes, instituições educacionais e organizadores de semanas de moda de mais de 50 países assinaram a declaração da Federação Internacional de Moda do BRICS (BRICS International Fashion Federation).

"A criação de uma federação internacional tão significativa é um dos principais resultados do último fórum do BRICS em Moscou. Isso demonstra que temos abordagens comuns e um grande potencial de desenvolvimento com nossos colegas", afirmou Sergunina, citada pela TV BRICS na terça-feira.