Durante sua participação na reunião do Conselho de Chefes de Estado da Comunidade de Estados Independentes (CEI) nesta terça-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, comunicou que a participação das moedas nacionais nos pagamentos entre os países da organização ultrapassou 85%, e continua a crescer.
O presidente destacou ainda uma melhoria significativa dos indicadores macroeconômicos dos Estados membros da comunidade.
Participam da Cúpula da CEI, em Moscou, os líderes da Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.
Após o início do evento, Putin observou que os debates se concentrarão em questões econômicas e na expansão da cooperação comercial e de investimentos. O presidente enfatizou que a Rússia considera os países da CEI como parceiros estratégicos e pretende fortalecer a cooperação.
De acordo com o mandatário russo, a cooperação dentro da CEI é uma das principais prioridades da Rússia.
Espera-se que os líderes dos países da CEI discutam questões relacionadas à alta tecnologia, comércio, cooperação econômica, cultural e humanitária. Os chefes de Estado trocarão opiniões sobre a cooperação dentro da estrutura da CEI e decidirão sobre a presidência da Comunidade de Estados Independentes em 2025.